Nordeste no topo: região é campeã de vendas como destino turístico em 2021

Piscina natural em Pernambuco. Foto: Divulgação/ Ministério do Turismo Pernambuco
Piscina natural em Pernambuco. Foto: Divulgação/ Ministério do Turismo Pernambuco

Por causa da pandemia, as incertezas sobre as fronteiras internacionais influenciaram nas escolhas por destinos nacionais em 2021.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Hurb (antigo Hotel Urbano), os destinos domésticos ficaram no topo, com as praias como protagonistas das escolhas dos brasileiros. A pesquisa concluiu que com a vacinação, os viajantes buscaram o litoral do país durante o último ano. Entre os destinos mais procurados estiveram Maceió e Maragogi, em Alagoas, e Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Totalizando 90% das vendas do site, os destinos brasileiros foram destaque. “Alguns fatores decorrentes da pandemia influenciaram para que os destinos nacionais se vissem em alta. Além da própria circunstância de fronteiras fechadas, um fator que contou muito para esse cenário foi o câmbio. O patamar em que o dólar se encontra hoje frente ao real faz com que a maior parte do público pese muito bem se vale a pena investir numa viagem no exterior — analisa Lia Coutinho, Head Comercial do Hurb.

Veja também:

De acordo com a pesquisa, o Nordeste brasileiro mostrou seu o queridinho dos turistas, sendo mais vendido na plataforma de viagens: Maceió (5%), Porto de Galinhas (5%), Maragogi (5%), Recife (4%), Natal (4%), Porto Seguro (3%), Beto Carrero World (3%), Gramado (3%), João Pessoa (2%) e Fernando de Noronha (2%).

Por fim, quanto aos destinos internacionais, os mais comprados pelos turistas brasileiros foram Cancún, com 11% no total de faturamento; Orlando, com 8%; Punta Cana, 7%; Paris, 4%; Roma, 3%; Egito, 3%; Playa Del Carmen, 2%; Atenas e Santorini tiveram 2% da preferência; Pacote Toscana (que inclui Florença, Pisa, Siena e Pienza), outros 2%; e Lisboa, 2%.

Veja também:
Back to top